Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sab | 11.10.14

Whovian mode on - O primeiro Doctor

Apresento-vos então William Hartnel, o actor que desempenhou o papel de Doctor de 1963 a 1966.
Hartnell é assim o actor que dá o rosto a Doctor até ao segundo episódio da quarta temporada. É no final deste que se regenera mudando de rosto.

O Doctor é uma personagem misteriosa e de quem sabemos muito pouco. Sabemos no entanto que tem uma neta chamada Susan Foreman e que não são nem da Terra nem do tempo presente (década de 60). Viajam os dois numa estranha caixa azul que aparenta ser uma cabine telefónica. Esta era suposto mudar de aparência quando mudava de época mas logo no início da série Susan nota que esta estava na mesma.

 

Ian Chesterton e Barbara Wright são dois professores que acabam, por acidente, por se juntar ao Doctor e a Susan nas suas aventuras.

A primeira temporada é assim uma verdadeira aventura para estes dois professores que não conseguem voltar a casa. Cada vez que parecem estar perto estão, afinal, no ano errado. 
Vemos, com este Doctor, pela primeira vez Daleks e Cybermen a preto e branco. Esta é uma série bastante longa e, supostamente, educativa. No entanto no início da segunda temporada dizemos adeus a Susan que desejava criar raízes e encontrar alguém que a amasse. Pessoalmente não fiquei triste com esta despedida já que era uma personagem que me irritava profundamente (e pelos vistos acontecia o mesmo com a actriz) por só servir para tropeçar, cair, atrapalhar e gritar de forma estridente (juro que temia pela minha audição).

Conhecemos Vicky quando o grupo de viajantes se depara com uma jovem que fazia parte de uma nave que se tinha despenhado. Sem família ou casa para onde voltar junta-se a Doctor, Barbara e Ian sendo a sua primeira grande aventura passada na Roma de Nero. É uma personagem infantil mas em nada parecida com a de Susan pois mostra maior maturidade em certas ocasiões.

 

 

 

Steven é um moço simpático que conhecemos quando os nossos amigos estão a fugir dos Daleks numa perseguição no tempo e espaço... Rapaz simpático, meio totó que tem como amigo um urso de peluche.
Steven acaba por ficar para trás para ajudar uma civilização que precisava de reconstruir tudo após uma guerra...
Nunca chegamos a saber ao certo de que período ele é originalmente mas sabemos que vivia bem antes do ano 4000.

 

Screenshot_5.png

Katarina vivia em Tróia quando o seu caminho se cruzou com Doctor. A sua presença na série foi bastante curta, tendo morrido ao fim de cinco episódios tendo sido a primeira a quem tal aconteceu. Era uma personagem que iria apresentar grandes dificuldades aos autores por não ser capaz de compreender conceitos mais modernos. 

 

 

 

 

 

 

 

Screenshot_556.png

 Sara foi a companhia que se seguiu a Katarina no episódio The Dalek's Master Plan tendo também perdido a vida nessa altura. Esta personagem não aparece como uma das companions de Doctor apesar de ter tido uma presença maior que Katarina.

 

 

 

 

Screenshot_557.png

Dodo é uma adolescente de 1966 que ficou durante uma boa parte da terceira temporada. Nos arquivos da BBC apenas três episódios estão completos. Era uma personagem pouco sofisticada mas extremamente alegre e bem disposta que chega a levar o nosso Doctor a lembrar-se da sua neta.

No entanto, não foi considerada uma personagem interessante o suficiente para que continuasse mais tempo e acabou por deixar a viagem para dar lugar a duas outras personagens.

Screenshot_15.png

 

Polly e Ben são os dois últimos a entrar na série com o primeiro Doctor. Embarcaram na viagem no episódio The War Machines e continuaram a sua estadia após a Regeneração.

 

 

 

 

 

Esta Série tem temporadas extremamente longas, sendo que cada episódio tem pouco mais de 20 minutos cada um mas se divide em várias partes. Tem partes muito complicadas de digerir e nunca consegui ver o objectivo inicial da BBC nesta série, que supostamente era o de educar.

A personagem em si era bastante interessante e o actor fez um excelente trabalho. Foi de facto um marco na história da televisão que começou o longo caminho que levou a que ainda hoje, 50 anos depois, tenha milhões de fãs em todo o mundo.

Termino este post com uma grelha que resume a presença dos vários companions ao longo desta série:

Screenshot_17.png

 

E agora que venha o próximo Doctor (Patrick Troughton). 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.