Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sex | 24.04.20

Uma carta a todos os professores

Caros professores deste país... obrigada.

De um dia para o outro o país parou e vocês ficaram num limbo a aguardar instruções. Afinal a pausa não ia ser só durante a Páscoa, prolongou-se e os estudantes não podiam ficar a olhar para as paredes 24 horas por dia.

De um dia para o outro sentaram-se em frente aos computadores das vossas casas e dentro das vossas possibilidades prepararam materiais para enviar aos vossos alunos para lhes dar uma réstia de normalidade.

De um dia para o outro deixaram de ir para as vossas salas de aula para irem apenas para as vossas salas. De lá tiveram de preparar-se para alunos que não têm computadores, impressoras, tablets ou a ligação à internet era reduzida ou quase inexistente. 

De um dia para o outro tiraram-vos as poucas condições que tinham para trabalhar e começaram a fazer omeletes sem ovos ou sequer cascas.

De um dia para o outro alguns de vocês gravaram aulas para os programas que agora passam na RTP memória e dentro das vossas capacidades deram o vosso melhor.

E o que estão a receber? Vídeos de paródia nas redes sociais, reclamações de pais que já estão fartos de aturar os meninos que até aqui eram vossa responsabilidade (de acordo com as opiniões de alguns) boa parte do dia.

De um dia para o outro continuaram a dar o vosso melhor com as horas de trabalho a aumentar e a não existir uma separação do que é estar em casa em lazer e em casa a trabalhar.

 

Não tenho filhos mas tenho sobrinhos que estudam. Uns na primária, outros já no 3º ciclo, todos suspiram com os trabalhos, todos têm dúvidas mas também vejo que há apoio por parte dos professores na medida do possível.

E por isso obrigada. 

Obrigada por educarem.

Obrigada por fazerem mais do que vos compete.

Obrigada por ajudarem os jovens a continuar a adquirir conhecimentos.

Obrigada por todo o esforço que têm tido ao longo destas semanas.

 

E força!

Força para continuarem a trabalhar.

Força para aturar "bocas" de pais e todos os que muito falam mas pouco fazem.

Força para o que aí vem pois é necessário preparar o próximo ano lectivo tendo em conta que poderemos ter uma nova vaga deste vírus que nos mudou as vidas.

 

Um abraço desta antiga aluna que hoje é quem é graças a todos os professores

person-holding-white-ceramci-be-happy-painted-mug-

Foto: Lisa Fotios from Pexels

8 comentários

Comentar post