Uma aventura no SNS... Espanhol
Aqui volta a desaparecida em combate com uma aventura no SNS aqui de Espanha.
Quase dois anos depois de estar a viver na Comunidade de Madrid com o moço cá de casa lá fomos finalmente registar-nos no Centro de Saúde da nossa área de residência.
Munida de todos os documentos e fotocópias dos mesmos, contracto de trabalho e folhas de vencimento (nem estava na lista mas levei na mesma) e registo de empadronamento lá fui eu com o moço... quando foi a nossa vez o senhor começa logo por perguntar se estávamos a trabalhar e ao dizer que sim começou a inserir os nossos dados no sistema.
Segunda pergunta: preferem de manhã ou de tarde? Confusos com a possibilidade de escolher lá decidimos que de tarde poderia dar mais jeito (até porque as consultas pelos vistos são até às 21h).
E tcharaaam, tivémos logo nome da médica que nos fora atribuída.
Ora tendo eu vivido em Loures quase 30 anos a minha realidade era muito longe desta. Lembro-me bem de o meu pai ir para a porta do centro de saúde às 4 ou 5 da manhã para TENTAR ter uma consulta de urgência e mutas vezes para marcar outra consulta poderia estar dias à espera... Por isso sim, fiquei com cara de parva a olhar para o senhor do balcão das informações... o que me leva à segunda parte desta aventura...
Esta terça-feira precisei de ir ao centro de saúde pois estava mal (ao ponto de não conseguir ir trabalhar e no trabalho exigiam-me uma justificação médica) então lá fui eu ver se conseguia uma consulta. Não só consegui como em cerca de uma hora fui atendida, marquei uma consulta para hoje de manhã, fui à farmácia e voltei para casa (a pé a arrastar-me lentamente).
E hoje lá fui eu à minha primeira consulta. Ainda não conheci a minha médica de família que pelos vistos está de baixa de maternidade mas o senhor doutor que a estava a substituir começou a criar a minha ficha de utente e passou-me uma pilha de análises para, e cito "começar" a fazer um check-up geral. As análises vão ser feitas no centro de saúde. Não sei se são todos assim mas pelo menos aqui é, e é muito porreiro que assim não tenho de andar à pesca de um sítio para as ir fazer e o médico deverá ter logo acesso a tudo (malta prática!).
Entretanto hoje ainda vou lá dizer olá à senhora enfermeira para inserir o meu boletim de vacinas no meu ficheiro e daqui a uns dias lá vou fazer as análises...
E pronto, cá ando eu ainda meio a processar a rapidez com que tudo foi processado e a eficácia do serviço.