Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qua | 23.01.19

Um Milionário em Lisboa

Depois d' O Homem de Constantinopla, não resisti a ler o Um Milionário em Lisboa uma vez que já estava lá em casa a sorrir e acenar para mim.

18760496.jpg

Movida pela curiosidade sobre o que iria acontecer às duas personagens centrais lá folheei o livro e em menos de uma semana despachei-o. Claro que o facto de ler nos transportes (só de manhã que de noite os motoristas não acendem a luz) e estar a ler à noite antes de dormir ajuda...

Para um livro com este título pensei que o tempo passado em Lisboa fosse mais do que aquele que o autor nos apresenta na história. Ainda assim foi uma boa leitura. Dolorosa devido a algumas descrições detalhadas de algumas atrocidades que infelizmente temos bem documentadas na história mundial e algo viciante... Por outro lado as últimas 300 páginas foram algo lentas e um pouco custosas de ler. Depois de tanta coisa a acontecer estávamos a chegar a uma época mais calma e a escrita tornou-se também mais calma...

Quem gosta de romances históricos tem aqui uma viagem até uma história recente que ainda está bem marcada na memória de uma Europa assustada e onde alguns países ainda se encontram a recuperar.

É também interessante ver a vida de um homem (ainda que obviamente romanceada) que tanto deixou a Portugal a nível de obras de arte e que ainda hoje, a sua Fundação é uma das mais relevantes em diversas áreas.

Agora sim já posso parar de ignorar os e-mails dos lançamentos dos livros do José Rodrigues dos Santos e ver quais vou colocar na lista de compras da Feira do Livro de Lisboa.

 

Título: Um Milionário em Lisboa

Autor: José Rodrigues dos Santos

Editora: Gradiva

Goodreads