Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qua | 13.02.13

The Hunger Games (Suzanne Collins)

Título: The Hunger Games
Tradução: Os Jogos da Fome

Série: The Hunger Games #1
Autora: Suzanne Collins

Goodreads

Agora que estou mais folgadinha de tempo decidi começar a pôr aqui o estaminé em dia e assim escrever as reviews em atraso... 
Finalmente acabou o burburinho com Hunger Games e por isso decidi começar a ler o livrinho. Vi primeiro o filme no cinema e gostei bastante, no entanto não consegui deixar a sensação de que me lembra bastante de Battle Royale. Ainda assim, à medida que fui passando as páginas pude ver que apesar de a ideia central do jogo ser algo semelhante, todo o ambiente em redor deste é completamente diferente, coisa que no filme não dá para perceber tão bem. Katniss é uma moça muito desenrascada que pensa pela sua própria cabeça mas depressa aprendeu que nem sempre as ideias das pessoas devem ser faladas, isto se não quiser sofrer as consequências. Vivendo no districto 12 conhece bem a pobreza e a fome «District Twelve. Where you can starve to death in safety». Ao contrário de todas as probabilidades é Prim a sua irmã mais nova que é chamada e num súbito acto de protecção, oferece-se para ir em lugar da menina.
Acompanhamos assim as suas tentativas de sobrevivência nos jogos questionando a lealdade e amor que Peeta dizia sentir por ela e também como poderia sobreviver. É quando Rue é morta por um outro tributo que se apercebe que tem de matar para poder voltar a casa para a sua família e também para vingar de alguma forma a morte da sua pequena e jovem aliada que tanto a lembrava de Prim. Mal sabia ela que um pequeno acto como o de cobrir a menina com flores e fazer um gesto poderia desencadear problemas por vários districtos mais pobres.
Temos neste livro uma história que um momento, um pequeno símbolo pode fazer toda a diferença numa sociedade constantemente repreendida e, em alguns casos, à beira da fome. Fiquei fã do livro de tal forma que comecei imediatamente a ler o Catching Fire.

Em Portugal a série está com a Editorial Presença.

Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.