Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sex | 05.12.14

Social media como complemento, não como substituto

social-media1.jpg

Social media ou mídias sociais (como é conhecido em português) é um conjunto de ferramentas utilizadas para potenciar a interacção social através da criação de conteúdos para a web.

Associa-se muito a social media a plataformas de redes sociais como o Facebook e o Twitter. Este tipo de plataformas surgiram com os avanços feitos na web 2.0 e que levou a que as pessoas levassem e criassem as suas próprias redes no plano online

Com estes avanços e com a baixa de preços da tecnologia (computadores, acesso à internet, etc), os utilizadores perceberam que também eles podiam começar a produzir conteúdos para a Web, em lugar de ser meroa receptores. 

Enquanto há uns anos, a forma preferível de divulgar a informação eram os blogs, hoje vemos que plataformas como o Facebook são também muito utilizadas. Alguns falam da morte dos blogs que estava a ser causada pelas redes sociais. Em 2012 escrevi um post precisamente a falar sobre isso. As redes sociais são um excelente complemento (quando se sabe usar as ferramentas da melhor forma) para os blogs, sites, ... é possível através destas plataformas dar destaque ao que, de outra forma, ficaria perdido entre milhares de outros sites. Já para não falar da quantidade de posts que só ocupavam espaço e podemos fazer nas nossas páginas em lugar de fazer um post.

Minions_3.png

 

Vamos ver o caso aqui do estaminé. Se tudo correr bem (e eu tiver um pouco de tempo) publico uma média de dois a três posts por dia. Já no facebook são pelo menos uns 6 ao dia, desde músicas a imagens, ou só "teasers" de posts que estou a escrever. É o tipo de coisas que, há uns anos, víamos frequentemente nos blogs e agora isso foi reduzido drásticamente. Claro que blogs que partilham apenas material desse acabam por morrer, outros onde se produz o próprio conteúdo já têm uma forma de partilhar esses mesmos materiais sem ter de sobrecarregar o espaço principal.

O que perguntei há dois anos mantém-se: se eu sobrevivo como é que outros morrem? Simples: manter um blog dá trabalho, é necessário que seja actualizado, há que ter um mínimo de qualidade e acima de tudo muito amor à camisola.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.