Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qui | 28.02.13

Se acordar antes de morrer

Título: Se acordar antes de morrer

Autor: João Barreiros
1001 mundos

Antologia de contos de Ficção Científica

Goodreads 

 

Uma leitura que levou o seu tempo. Não que o tempo fosse escasso mas porque assim o preferi. Sendo uma antologia de contos não quis misturar as histórias todas ao lê-las de empreitada e sendo do João Barreiros é melhor ler devagar ou ainda corria o risco de me perder algures.
Antes de cada conto temos uma nota introdutória a explicar um pouco do que levou à escrita daquelas páginas. É engraçado ler estas notas e não consegui deixar de imaginar um mini Barreiros à minha frente a falar sobre as suas peripécias.
É bom ler FC decente em português principalmente depois dos banhos de água fria que levei com algumas antologias. Barreiros habitou-nos a uma escrita interessante e repleta de um humor negro que lhe é natural.

 

esforçam-se por correr de um lado para o outro, braços erguidos ao alto, como frangos a fugirem do furão no galinheiro. (in: Fantascomp.209)

Desde brinquedos que só querem brincar com criancinhas, a odisseias para encontrar e matar o Pai Natal, passando por um grupo de escritores que querem morrer e terminando em gatinhos maus... Podemos encontrar nesta antologia algo para todos os gostos ou então para nenhum.
Precisava de uma revisão mas não é nada que atrapalhe a leitura ao ponto de arrancar cabelos.

Se procuram FC portuguesa então está aqui um bom exemplo que recomendo vivamente.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.