Racismo e Black face no cosplay?
Já devem imaginar pelo título que a coisa anda azeda mas temos de agradecer aos defensores dos direitos humanos de ocasião.
Vamos começar com uma visita aos dicionários:
**_**
fonte: ZonaE
Pion Kim, uma cosplayer coreana está a ser o centro das atenções pelo seu cosplay de Sombra. Foram muitos os detalhes que esta cosplayer teve em atenção. Rapou o próprio cabelo e a sobrancelha para ficar o mais parecida possível com a personagem. Faltava um detalhe: ela é branca. Por essa razão escureceu ligeiramente o tom de pele com bronzeador. Ora muitas mulheres fazem isso para parecer mais morenas e não há problema... excepto que aqui esta cosplayer está a ser acusada de Black face. Podem parar aqui para voltar lá acima para rever a definição. Estão de volta? Bora lá então. Ora bem, Black face é algo inaceitável e de cariz racista e associado a sátiras racistas. Aqui o que vemos é uma reprodução fiel de uma personagem e algo que é perfeitamente comum quando se faz cosplay. Se o personagem é azul pintamos a pele dessa cor, usamos perucas, lentes de contacto, usamos maquilhagem e latex para moldar as nossas feições e assim dar vida a uma personagem fictícia... É uma arte. Ao vestir a pele de uma personagem significa que gostamos dela e queremos fazer-lhe justiça, honrá-la e mostrar a todos como a admiramos. Não se está a fazer uma sátira ou a insultar quem quer que seja.
Por outro lado, de acordo com o que tenho lido nas redes sociais e secções de comentários dos diversos sites e blogs que já abordaram este "escândalo", é aceitável alguém de pele mais escura utilizar os mesmos artifícios para parecer caucasiano ou asiático pois estes não são alvo de racismo generalizado.
Agora questiono: então os outros podem ser mais claros e eu não posso ser mais escura? Não temos todos os mesmos direitos?
Acho irónico que a mesma comunidade que está a criticar esta cosplayer é a mesma que acusa alguns cosplayers de white washing por usarem cosplays de personagens de outras etnias sem ter esse tom de pele. Então mas podemos ou não alterar o nosso tom de pele de acordo com a personagem que estamos a representar? Já foram ao cinema ultimamente? Já reclamaram com os actores que usam bronzeador? Se não reclamam com eles porque atacam os cosplayers?
Outros falam de apropriação cultural: minha gente vocês comem noodles, assistem a filmes americanos, compram roupa em sites chineses, ouvem música espanhola, comem vacas holandesas e passam férias em Cabo Verde e estão a reclamar de apropriação? Se calhar querem rever aí as prioridades, não?
Ironicamente só vejo caucasianos ofendidos com este tipo de situação...
Pessoalmente não vejo mal. "Ahh pois mas tu és uma priviligiada porque és branca!" Dizem os defensores da moral e bons costumes de ocasião. E eu digo-vos "não minha gente", tenho dois dedos de testa (ok mais que a minha é grandita) e vejo cada situação de forma isolada.
O ideal seria isto mesmo, analisar cada situação sem pegar em definições / rótulos e colocar em todo o lado por igual. É assim que a ignorância se espalha (e acho que às vezes é contagiosa).
Ao mesmo tempo que toda a situação me irrita, tenho vontade de rir... é que se ela usasse bronzeador por motivos puramente estéticos ninguém iria reclamar de racismo ou apropriação. É moda, certo? Se ela fizesse cosplay de um smurf não ia ofender ninguém porque é uma personagem fictícia... mas a Sombra andou comigo na escola e é vizinha desta malta toda (só pode né?).
Vivemos num mundo cheio de falsos moralistas, donos da verdade e dos bons costumes que continuam a perpetuar ideiais racistas durante a sua luta pela igualdade, que não ser pode igual para todos porque nem todos foram vítimas de discriminação...
Se quiserem ver melhor o cosplay brutal podem ver este vídeo. E se tiverem cinco minutinhos aproveitem para ler os comentários dos "lesados" que não percebem o porquê dos caucasianos estarem tão ofendidos (afinal não sou a única).
E vocês o que têm a dizer?
P.S.: se já leram tudo já podem atirar pedras. ;)