Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 25.08.15

Porque faço cosplay?

Não é segredo para ninguém que sou grande fã do Carnaval. Pensar nos fatos, criar personagens e planear com meses de antecedência... cresci assim. Em Loures Carnaval é religião e D. Ocarário é rei.

Quando começou a aparecer o cosplay em Portugal o problema era local, pessoas, planear, ... ninguém. Chegou o Steampunk e foi aí que a coisa piorou. Eu que já era fã do género, passei a gostar ainda mais porque me permitia criar as minhas personagens. 

Costura e design de roupas foi um hobby que sempre tive apesar de nunca o ter mostrado a ninguém ou de o ter seguido. Não tive quem me pagasse aulas de costura nem quem me ensinasse a coser. A faculdade também não deixava muito tempo e não conhecia ninguém que se interessasse por essas coisas.

Foi quando comecei a frequentar alguns eventos que percebi que estava ali algo que queria mesmo fazer. Desenhar as roupas, escolher os tecidos. Problema: não sabia costurar. Professor: YouTube! O raio do site ensina qualquer coisa e foi assim, vídeo após vídeo que comecei a planear a minha conquista das loja dos tecidos e retrosarias da cidade de Lisboa e arredores (sim porque em Loures tudo é caro e não há nada de jeito).

Apesar de gostar muito do estilo Steampunk, este ano decidi aventurar-me por algumas personagens de que gosto e que tenho na lista de "personagens que gostaria de ser por um dia". Fazer cosplay é mais que ter o fato, é todo o processo de escolher uma personagem com quem me identifique (nem que seja um pouquinho). Depois é estudar as roupas que usa e ver qual a que gosto mais. Fazer o desenho, pensar no que preciso, ir às compras e finalmente sentar-me e começar a costurar. Faço tudo à mão. Não tenho máquina (por enquanto) e por isso demoro cinco vezes mais que qualquer outra pessoa. No entanto esse tempo que estou ali a lutar com a linha que faz nós, a cola que queima os dedos e os alfinetes em que me espeto... as mil e uma pragas que rogo ao pano e o tempo que rezo para não cair uma gota de sangue nele (sim, já quase aconteceu)... nesse espaço de tempo estou longe do computador. Estou a aprender coisas novas e estou a criar algo novo.

Já perdi conta das coisas que aprendi desde que comecei a costurar os meus próprios fatos. Desde os vários tipos de pano a como guardar decentemente uma peruca. Como fazer penteados e como ter maquilhagem que dura todo o santo dia a preços baixos.

Conheço pessoas novas e a comunidade, por norma, é bastante simpática e existe um grande espírito de entre ajuda (um dia falo dos dramas).

Porque faço cosplay? Resumidamente: aprendo imensas coisas novas, conheço pessoas novas e expresso a minha criatividade de uma forma diferente.

11709650_650647861737418_9205171189748978098_n.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.