Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sab | 05.01.13

O Ritual da Sombra (Eric Giacometti e Jacques Ravenne)

Screenshot_12.png

 Título: O Ritual da Sombra

Título original: Le Rituel de L'Ombre
Autores: Eric Giacometti e Jacques Ravenne
Publicações Europa-América

Goodreads

Como todos os bons mistérios, também este começa com uma morte. Toda a história gira em torno de uma irmandade nazi (Thule) e da maçonaria. Antoine Marcas é um comissário da polícia que é maçon e Jade Zewinski investigam a morte de uma arquivista que tinha em sua posse documentos importantes relativos a um estranho ritual (o ritual da sombra).
É uma leitura bastante agradável e leve mas que tem duas coisas que me chatearam um bocado:
1- ausência de sexo. Isto é: o sexo está lá, mas por alguma estranha razão os autores preferiram inserir a palavra "gemer" e cortaram o resto.
2- a justificação para o nome da personagem Sol é porque o senhor tinha visto uma inscrição romana a dizer «Mithra, sol invictus». A expressão Sol Invictus já existia antes de ser associada a Mithra, mas vá... ganham alguns pontos por terem escrito o nome correctamente (mas os tradutores podiam ter tirado o "h").
Se gostam de mistérios/policiais com teorias da conspiração este é um livro a ter nas prateleiras (por favor não comparar com Dan Brown).

Sinopse: Roma. Um arquivista do Grande Oriente é assassinado na altura de uma festa na embaixada francesa, cumprindo um ritual que evoca a morte de Hiram, o lendário fundador da Maçonaria. 
Em Jerusalém, um arqueólogo que tem na sua posse uma enigmática pedra gravada tem uma morte semelhante. O comissário Antoine Marcas, mestre mação, e a sua parceira, Jade Zewinski, são confrontados com assassinos de uma irmandade nazi, a Sociedade Thule, oponente ancestral da Maçonaria.

Sessenta anos após a queda do Terceiro Reich, os arquivos dos mações, que haviam sido roubados pelos alemães em 1940, continuam a fazer o sangue correr…
Mas que segredo intemporal estará escondido entre aquelas folhas amarelecidas?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.