Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 10.09.19

Manual de Cosplay

capa cosplay.jpg

Finalmente uma editora portuguesa se decidiu a abrir, nas suas prateleiras, um espacinho dedicado ao cosplay.

O Manual de Cosplay é um trabalho de Leonor Grácias que foi desafiada a colocar nas páginas deste livro as dicas básicas para ajudar quem está a começar a dar os primeiros passos.

Com um público muito jovem e inexperiente em mente podemos ver de tudo um pouco. Da história do cosplay a curiosidades desta arte (ou aglomerado de artes) passando por dicas de maquilhagem, como colocar uma wig cap e a peruca até aos cuidados que se deve ter com a mesma, este livro é perfeito para os mais novos (e graúdos que querem aprender um pouco mais). 

Vão também poder encontrar no Manual de Cosplay a base de um molde que vos pode dar muito jeito mas não vou dizer (também têm de ir folhear o livro para descobrir um pouco mais…).

A escrita é fluida e acessível, gosto particularmente do facto de não ter sido aplicado o acordo ortográfico em vigor. Os textos são de fácil compreensão e por isso as crianças não vão ter qualquer dificuldade em acompanhar. A fonte escolhida também é de fácil leitura e o seu tamanho e espaçamento não cansa a vista fazendo com que seja um livro de rápida leitura e consulta para quaisquer referências necessárias num aperto.

Relativamente ao design… onde é que a equipa tinha a cabeça? A capa apresenta falhas que apesar de passarem despercebidas à primeira vista são fáceis de ver quando a vemos com mais detalhe. É cosplay, vamos sempre ver as fotos de perto para apreciar os detalhes… A contra capa parece o resultado de uma aula de artes falhada com pinceladas de várias cores que nada têm a ver com o resto nem com o seu conteúdo.

O papel escolhido para o interior é perfeito para as fotografias que são o grande eye candy deste livro por outro lado alguns detalhes deixam muito a desejar. Desde o enquadramento de algumas fotografias ao facto de outras aparecerem cortadas (ou eram todas quadradas ou todas rectangulares). Podem dizer que são picuinhices a mais mas o cosplay está nos detalhes e esperava um maior cuidado por parte da equipa de design e paginação deste livro.

Esperava também, tendo em conta que é um Manual que o mesmo tivesse uma estrutura que permitisse abrir e ficar aberto.

O livro do programa Cosido à Mão, por exemplo, é ligeiramente quadrado e esse facto permite-me ter o livro aberto na minha mesa de trabalho e consultar sem ter de lhe colocar pesos em cima que me tapem o texto. Neste caso teremos ou de arruinar a capa ou colocar a máquina de costura lá em cima para o manter aberto… é uma pena que não tenham tido este detalhe em conta.

 

Ainda assim é uma boa iniciativa e espero que este trabalho da editora continue e abra portas a mais livros do género, quem sabe algo mais avançado...