Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 26.05.20

Livraria Good Books: uma novidade no panorama literário a conhecer

Numa época em que todos parecem fazer os funerais às livrarias aparece um novo projecto: a livraria Good Books.

Esta equipa aposta em grande no online para fazer chegar as novidades aos bookworms deste país e lentamente tem conquistado a atenção do pessoal.

Foi após assistir a um live stream com o mesmo nome aqui deste meu estaminé que fiquei curiosa por saber mais, afinal de contas sou uma bookworm assumida e gosto sempre de estar a par do universo literário português apesar de não ser tão activa como antes.

Como percebi que a malta da Good Books é boa onda e acessível decidi fazer-lhes algumas perguntas para que também vocês as conheçam e quem sabe podem até ficar curiosos em participar nas suas actividades, como por exemplo: o Clube de leitura.

goodbooks.PNG

1- Como surgiu a livraria?

A história da Livraria nasce de um sonho em comum. A livreira Ana Ivo, que trabalhou na área da Saúde durante 30 anos, tinha este sonho há muito tempo, mas nunca tinha encontrado alguém com quem partilhar este projeto. A livreira Ana Teresa é uma devoradora de livros desde que se lembra; viveu sempre com o nariz no meio dos livros. Em casa, vivemos rodeadas de livros. A livraria espelha o que somos, ou jamais seria o que é hoje em dia. Para nós, não é um emprego, é uma expansão daquilo que somos todos os dias.

 

2- Como surgiu a ideia de criar esta série de live streams com autores?
Em novembro de 2019, tivemos o privilégio de poder fazer parte do NaNoWriMo: a livraria foi o local escolhido para os write-ins, onde todos os sábados à tarde a comunidade do NaNoWriMo se juntava para escrever. Foi aí que tivemos a noção de que a comunidade livrólica anseia por conhecer quem anda a escrever em Portugal.
Existe muito o estigma de que o nosso país não tem autores portugueses, ou que não são publicados. O “Folha em Branco” foi a solução encontrada para colmatar este estigma e uma forma de dar a conhecer alguns autores portugueses.

 

3- Parece existir uma preocupação em encontrar jovens talentos, como é feita a selecção e triagem no meio de uma comunidade tão activa em Portugal?
A escolha do painel de autores foi relativamente simples: decidimos escolher autores portugueses que têm os seus livros à venda na livraria. Também decidimos dar um pouco de continuidade à união que se criou durante o NaNoWriMo em 2019, é por isso que temos dois lives com a presença de Leonor Ferrão, ML de Lisboa, que esteve presente em todos os eventos do NaNoWriMo na livraria.

 

4- Quais são os planos para o futuro deste projecto, nomeadamente quando voltarmos às nossas rotinas e vidas normais?
Quando decidimos criar o “Folha em Branco”, tínhamos em mente que seria só durante o mês de maio, mas o feedback tem sido tão fantástico que já estamos com algumas ideias para dar continuidade ao projeto. Falaremos sempre com autores portugueses, mas também falaremos de escrita e do mercado editorial em Portugal. Gostaríamos que as pessoas se lembrassem do “Folha em Branco” como uma hora dedicada ao que é nacional e bom.

 

Curiosos para conhecer melhor este projecto e todas as actividades que organizam? Podem saber tudo visitando o site, facebook e instagram.

2 comentários

Comentar post