Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 27.03.18

K-Pop: há mais música, vídeos e coreografias além de "Gangnam Style"

K-Pop é a designação que se dá a música pop sul coreana. Diferente da C-Pop (China) e da J-Pop (Japão), também pouco tem que ver com a música pop norte-americana ou europeia.

girls-generation.jpg

O estilo que chegou a Portugal com Psy (através do sucesso global de "Gangnam Style") depressa ganhou adeptos entre as gerações mais novas graças às redes sociais e outras plataformas online. Claro que já havia milhões de fãs do estilo antes, mas foi esta a canção que atravessou fronteiras e levou a K-Pop a muitos mais.

Para quem tropeça pela primeira vez num videoclip de um tema do género, facilmente encontra um grupo de cinco ou nove raparigas adolescentes a cantar. Mas estas raparigas e canções não são todas iguais...

A indústria vive muito dos grupos que treinam anos a fio para dançar e cantar na perfeição na esperança de um dia fazer a sua estreia comercial E se conseguirem ser contratados por uma editora, devem trabalhar ainda mais para poder chegar ao topo de uma lista infindável de artistas que aparecem todos os meses com a mesma rapidez com que desaparecem.

images.jpeg

 Cair no esquecimento é fácil quando todos os dias sai um single novo e a internacionalização não é tarefa leve quando o resto do mundo não percebe as palavras que se cantam.

Grupos como as Girls Generation são raros por terem conseguido durar tantos anos. Já outros, como as 4L, depressa desapareceram, e as 9 Muses tiveram de ser completamente reestruturadas por não estarem a dar lucros à editora.

Muitos tentam a carreira a solo, mas poucos conseguem manter o grande público interessado quando o seu grupo deixa de existir. Hyuna é um dos exemplos de uma missão bem sucedida. Depois de ter saído das Wonder Girls e de ter integrado as 4 Minute, hoje é uma das princesinhas rebeldes da K-Pop e sem indícios de interromper tão depressa a sua carreira.

pri_60761031.jpg

 Quando se vai a grandes superfícies procurar K-Pop facilmente temos como indicação um cantinho com BTS. Este grupo, composto unicamente por rapazes, é a razão de milhões de suspiros por todo o mundo. Conhecido internacionalmente pelas suas coreografias complexas e letras de intervenção, era um projeto muito pouco promovido na Coreia do Sul mas hoje tem uma legião de fãs - conhecidas como Armys - decididas a saber tudo sobre todos os membros. Colecionam os álbuns e merchandising e são capazes de defender com unhas e dentes os seus meninos.

Quem acha que as fãs das grandes bandas norte-americanas e europeias são dedicadas aos seus ídolos, tem de conhecer as K-fans... e também pode aproveitar para conhecer, ver e ouvir mais de uma cultura tão diferente e tão rica.