Interstellar
[Spoiler alert]
Fui ao cinema. Gastei 6€ e o filme vale a pena cada cêntimo gasto.
Interstellar conta-nos a história de uma terra moribunda e da necessidade de procurar um outro planeta para que a raça humana continue a viver.
Em segredo, uma equipa de exploradores aventura-se através de um wormhole de forma a investigar uma outra galáxia e três dos seus doze planetas.
Matthew McConaughey desempenha o papel de Cooper um engenheiro e ex-piloto da NASA que se tornou agricultor vivendo com o seu sogro e os seus dois filhos. É com um estranho problema de gravidade no quarto da sua filha que acaba por descobrir uma instalação secreta da NASA que era liderada pelo professor Brand.
Depois de lhe ser explicado que o planeta estava a morrer e que era urgente a migração da população ainda sobrevivente Coope junta-se a Amelia (Anne Hathaway), Romilly (David Gyasil), Doyle (Wes Bentley) e dois robots (CASE e TARS).
Seguindo o sinal de três outras naves que haviam partido anos antes tentam perceber qual seria o melhor planeta para usar como "novo lar" para aqueles que sobreviveriam às provações com o fim da possibilidade de cultivar o quer que fosse.
Este não é um filme de guerras espaciais e porrada em busca da terra prometida mas sim uma viagem que vale a pena acompanhar, mostrando como a solidão e a ideia de nunca mais ver aqueles que se ama, podem levar alguém a mudar a forma de pensar.
São várias as teorias científicas aqui abordadas e parece-me existir um rigor por parte dos criadores do filme em tornar tudo o mais correcto e simples possível de forma a não criar situações que costumamos ver em tantos outros filmes do género.
Alguns julgam o filme muito lamechas e sim tem uma forte componente emocional. No entanto esta está bem equilibrada com tudo o resto que vai acontecendo.
É um filme um pouco extenso, no entanto não damos pelo passar do tempo ficando surpreendidos quando olhamos para o relógio e vemos as horas... Posso também dizer que não é um filme que vai agradar a todos e pude ver isso pelo facto de várias pessoas saírem antes do filme terminar.
É, sem sombra de dúvida, um dos melhores filmes que vi este ano.