Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Seg | 28.05.18

Iberanime: Quando o anime chega ao mundo real

O melhor da cultura pop japonesa esteve este fim de semana na Altice Arena.

DSC_0031.JPG

A Altice Arena recebeu no último fim de semana o maior evento de cultura pop japonesa do país, com muito cosplay, gaming, J-Pop e cultura tradicional japonesa.

No sábado as filas para entrar começaram cedo e acabaram tarde e algumas pessoas só conseguiram entrar no recinto já bem perto do meio-dia.

Passando toda as questões do sistema de entradas a que já se está habituado neste evento em Lisboa... a primeira sensação que os visitantes tiveram foi: gaming! A área dedicada ao gaming ultrapassou em muito aquilo que se esperava e o Iberanime quase que ficou meio perdido entre dois ou três palcos e algumas salas mal identificadas.

O número de voluntários parece ter diminuido mas os que se encontravam sabiam dar na perfeição as indicações.

Muito se pode dizer sobre este evento que tem duas edições por ano (Lisboa e Porto) e que move centenas de pessoas, mas o que mais se continua a destacar é... o cosplay, claro.

DSC_0005.JPG

O Cosplay é uma das áreas de grande destaque do Iberanime: em Lisboa temos a final do Cosplay World Masters (CWM) e no Porto as eliminatórias do Cosplay World Masters e World Cosplay Summit, além de existir um pequeno consurso de grupos num contexto mais informal e interno (sem acesso a competições maiores). No entanto, este ano Lisboa estreou-se com a eliminatória do ECG (European Cosplay Gathering) que até 2017 tinha lugar no Anicomics.

Sábado foi então dia de concurso de grupos que bateu em cheio na hora de almoço, mas o ponto alto do dia foi o CWM. Esta final trouxe a palco os melhores cosplayers de vários países (sendo dois de Portugal).

Uma vez mais esta mostrou ser uma competição variada tendo skits de personagens muito diferentes entre si (ainda assim, não faltou o LOL e Overwatch).

Este ano o grande vencedor foi a Espanha com uma performance muito boa de um Captain Hook e uma excelente utlização de palco.

 

DSC_0045.JPG

DSC_0036.JPG

O segundo dia foi marcado por muitas outras atividades, um grande concerto e, claro, a eliminatória portuguesa do European Cosplay Gathering (ECG) que apurou um solo e um grupo para representar Portugal nas mesmas categorias na grande final da competição na Japan Expo, em França.

Atividades não faltaram, nestes dois dias na Altice Arena e o Parque das Nações ficou claramente mais colorido com os cosplays usados por pessoas de todas as idades.

Apesar de ter uma agenda preenchida e para todos os gostos este é um evento de convívio de amigos. Os grupos são combinados com meses de antecedência para marcarem presença com os fatos das suas personagens favoritas e tirar fotografias de grupo.

Este ano o número de famílias parece ter aumentado. O facto de o Iberanime ter uma maior área de gaming parece ter chamado a atenção de mais pais que se faziam acompanhar dos mais novos.

A edição de Lisboa já pode ter terminado mas os interessados já podem começar os preparativos para ir a Gondomar nos dias 27 e 28 de Outubro. Prontos para mais um ou ainda só pensam em recuperar deste?

 Podem ler o artigo também no Sapo mag :)