Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Dom | 27.04.14

Habemus mais santos

Nunca percebi a cena de santificar pessoas, sempre suspeitei que o objectivo da Igreja fosse ter tantos santinhos que existisse um, por cada ser humano vivo, para fazer par com os anjinhos e assim formar uma dupla tipo Man In Black.

Hoje, no Vaticano, assistiu-se à santificação dos falecidos João Paulo II e Jão XXIII. Se fizeram milagres ou não, não sei. Há quem acredite que sim e por mim cada um acredita no que quiser desde que lhe dê conforto, esperança, alegria,... Agora nunca percebi mesmo a lógica de tantos santinhos quando supostamente são apenas manifestações do poder de Deus, ou algo assim. Confesso que eu e a teologia nunca nos demos bem e sempre procurei o lado mais racional das coisas mas pronto... há mais dois para vender figurinhas, postais, livros, marcadores de livros, terços, calendários, pósters, ...

Não conheço "a obra" de João XXIII, mas João Paulo II foi um homem interessante. Fez um bom trabalho no Vaticano e conseguiu reunir muitos jovens. Era um homem sábio e muito "à frente". Acredito que nunca iremos ver outro assim, ainda que o actual Papa seja também um pouco peculiar, mas não é igual nem sequer parecido.