Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 13.01.15

Fólio o festival literário com nome de caderneta de cromos

Ora estava eu a terminar um relatório quando olho para o outro monitor e vejo uma partilha, do Pedro Piedade Marques, de uma notícia do Público.

Screenshot_3.png

Óbidos acha que não lhe chega a ginginha a cada esquina nem a história associada às suas paredes nem o chocolate nem os outros eventos que acolhe todos os anos. Agora quer ser também uma vila literária.

Ao ler a notícia do Público fiquei logo a saber que este festival literário tem curadores. Não pode ser organizador ou outra coisa qualquer, tem de ser curador porque é um nome bem mais bonito e que inspira mais confiança (suponho eu).

não tem ainda programa fechado, mas poderá contar a participação do ex-presidente da república do Brasil, Lula da Silva, que “não sendo um escritor é uma figura de aproximação a toda esta temática ligada ao Rio de Janeiro”

 

Digo já que é com isto que fico já super entusiasmada! Vem cá o ex-presidente do Brasil! Iupiiii. A primeira confirmação oficial de um Festival Internacional de Literatura é uma pessoa que nem é escritor. Como parte do público-alvo deste evento digo já que é isto que me vai fazer reservar as datas na agenda... tenham juízo!

Apesar de louvar esta iniciativa (e que se façam mais coisas giras destas) começo a achar que Óbidos quer ser muita coisa e não tarda muito ninguém sabe o que raio caracteriza a vila (além da ginginha a cada esquina). 

Chocolate-frog-cards-harry-potter-31582507-251-238

 

Quem é Potterhead provavelmente, tal como eu, vai associar imediatamente o nome do festival à caderneta de cromos dos sapos de chocolate, dos jogos de Harry Potter. 

Sendo esta a primeira notícia sobre o assunto, a meu ver começam mal. O Internacional parece ser só com países de expressão portuguesa, não há nomes a anunciar (além do ex-presidente) e o nome foi retirado a uma série de livros de young adult. Posso perdoar o nome se conseguirem a proeza de trazer cá a J. K. Rowling.

Fico a aguardar confirmações de nomes grandes e bonitos porque se me espetam com uma lista de autores portugueses que vejo na Feira do Livro de Lisboa ou com meia dúzia de pessoas de quem nunca ouvi falar mas são famosos lá na terrinha deles... chateio-me à séria e não há cá leituras de poesia ou representações teatrais e concertos que vos salvem.

Para mais informações podem ler a notícia aqui.