Fazer um cosplay | Anna - vestido da coroação (Frozen)
Quem me conhece sabe que o vestido da coroação do filme Frozen, utilizado pela Anna é um dos meus favoritos de sempre. É provavelmente o fato que usei mais vezes até hoje e foi também o que mais dores de cabeça e trabalho me deu. Parte deveu-se ao facto de a minha experiência em costura ser perto de nenhuma. A minha máquina de costura era também super pequenina e cosia apenas a direito. Foi o meu primeiro cosplay grande e foi com ele que realmente ganhei amor a esta arte. :)
Foi com este cosplay que ganhei uma eliminatória do Cosplay World Masters e depois melhorei para levar à final. Entretanto já levou mais algumas alterações e agora sim sinto-me feliz com ele.
Se o fizesse hoje já o faria de forma diferente. A saia é muito pesada e ao fim de um dia torna-se cansativo usar este fato. Ainda assim continuo a vesti-lo com muita alegria :)
Ora bem, vamos então por partes... são quatro peças: coulottes, saiote, saia, top. Estou a excluir a capa que ela usa meia dúzia de segundos no filme :)
Acabei de perceber que não tenho fotos do saiote... (ups) mas o processo foi bastante simples. Fiz uma saia circular à qual acrescentei uma renda da mesma cor, na bainha e em cima tem um elástico.
Para os coullotes utilizei um tuturial da net que de momento não encontro, mas basta irem ao youtube que opções não faltam :)
Agora o complicado... a saia!
A saia é na verdade feita de tecido para cortinados sobrepostos para conseguir atingir a cor que desejava (na altura não encontrava opções que me agradassem).
Podem pintar o padrão, eu como não bato bem da bola, decidi bordar o vestido todo utilizando ponto cheio. A maior parte dos bordados foram feitos utilizando três fios e bordados por duas vezes. Uma vez que não apliquei entretela o tecido era muito leve para o bordado mas ainda assim ficou com o efeito desejado.
Originalmente tinha planeado 10 painéis mas como entretanto perdi peso foi necessário remover alguns.
Estes painéis bordados tinham dois painéis mais pequenos (um de cada lado) e os machos da saia foram feitos recorrendo a tecido verde escuro.
A saia não faz um circulo como podem ver, fica com uma forma semelhante a um sino o que era o pretendido já que a saia da Anna tem uma forma mais triangular.
Depois foi apenas necessário fazer o cós da saia e fechei com um fecho.
Posteriormente terminei a saia aplicando um forro no seu interior (à mão) para proteger os bordados. Apercebi-me de que facilmente podiam prender nos sapatos (principalmente os de baixo) e ficar danificados.
E vamos ao top...
Utilizei uma ganga preta, sem lavagens e elástica. Como ia bordar as costas não podia colocar um fecho lá e uma vez que seria muito justo não quis arriscar a colocar um na lateral.
Como base usei um dos meus corpetes e fiz pregas tanto à frente como atrás.
Tanto a parte de cima como de baixo foram terminadas com um vies vincado por mim. Optei por um tecido que não fosse brilhante para evitar efeitos estranhos de fotos com flash :) Quando terminei esta parte acrescentei dois rectângulos de tecido para fazer as mangas que ela tem a "cair" dos ombros.
Também o top foi todo ele bordado à mão com ponto cheio, para condizer com a saia :)
Apesar de originalmente não ter pensado em utilizar uma armação por baixo experimentei e o resultado fica muito melhor.
E pronto, foi este o processo de confecção da minha querida Anna. Espero que sirva de ajuda :)