Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Ter | 27.08.19

Fangirl

Depois do liceu com Eleanor & Park chegamos à universidade com Cath no livro Fangirl. Ando para ler este livro desde que saiu em inglês mas acabei por ir sempre adiando até este ano em que finalmente comprei a versão portuguesa na banda da Saída de Emergência, na Feira do Livro de Lisboa

Seguindo a sugestão da Leonor Ferrão li o Fangirl logo depois do Eleanor & Park... e adorei. Não consegui largar o livro antes de terminar a última página. Até na hora de almoço lia...

Temos então Cath e Wren, duas irmãs gémeas que vão juntas para a mesma universidade. Enquanto uma prefere viver junto da irmã, a outra quer viver uma vida separada para variar um pouco já que ambas eram como unha e carne.

O abandono da mãe marcou cada uma de forma diferente, uma muito introvertida e outra demasiado extrovertida... ambas com visões muito diferentes de como devem viver a vida universitária enquanto caloiras.

A nossa personagem principal, Cath, é uma conhecida escritora de fanfic no universo de Simon Snow e que escreve frequentemente na sua página. É quando chega à universidade que é forçada a sair da sua zona de conforto, partilhar o quarto com alguém que não conhece, cruzar-se com pessoas que nunca tinha visto e claro... manter a sua facfic actualizada enquanto se mantém a par com os estudos e todos os trabalhos... Ai como eu compreendo o problema desta personagem... Muito honestamente acho que me revi um pouco na Cath.

Foi engraçado, ao longo de 448 páginas experienciar aquelas primeiras borboletas no estômago quando nos começamos a apaixonar mas ao mesmo tempo não queremos isso... É uma história romântica fofinha que nos leva de volta ao início da idade adulta.

São duas visões da entrada na vida adulta completamente diferentes, como a mesma educação pode levar a dois comportamentos completamente diferentes.

Gostei de ver a personagem principal a crescer ao longo das páginas e acompanhar os seus dilemas enquanto se apaixonava por Levi. 

O Levi por outro lado achei pouco desenvolvido e a autora poderia ter levado os seus leitores a conhecer um pouco melhor este moço simpático e giro.

A única coisa que me aborreceu um pouco foram os excertos das fanfics de Cath. Pessoalmente não tenho qualquer interesse em ler excertos de coisas que nunca li. Em conversa com outras pessoas sobre este livro percebi que não sou a única a achar isso. Se tiverem outra opinião sobre isso digam ali em baixo nos comentários.

Compreendo que a autora quisesse mostrar um pouco daquilo que a Cath escrevia mas não era preciso ser tanto nem tantas vezes... I don't care!

 

Já comecei a ler o próximo livro da fila Anexos e até agora estou a gostar mas vamos lá ver como corre... estou com as expectativas muito altas para este terceiro livro :)

 

fangirl.jpg

Título: Fangirl

Título original: Fangirl

Autora: Rainbow Rowell

Editora: Chá das Cinco | Saída de Emergência

Goodreads

Sinopse: 

Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém?
Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe.
Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer.
Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras... e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário.
A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.