Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sex | 26.03.21

Eu vivo num palheiro

Ele não te suja a casa toda?

Não faz xixi e cocó fora da casinha?

 

IMG_20210312_230903 (1).jpg

Estas são as perguntas que mais recebo e confirmo... vivo permanentemente num palheiro.

Todas as manhãs a minha rotina envolve um aspirador e uma vassoura.

Claro que se o coelho vivesse preso teria apenas a gaiola para limpar e seria tudo muito mais prático, como vive à solta todas as manhãs tenho uma sala para limpar.

Nem todos os dias tenho a sala no estado maravilhoso desta foto, tem dias... Por vezes acordo e parece que nada aconteceu, outras vezes parece que um palheiro explodiu na sala. Mas para dizer a verdade, normalmente a coisa até se mantém decente para receber pessoas de surpresa.

 

Todas as manhãs a rotina é a mesma:

Começamos pelos miminhos de bom dia e recolher as tigelas de comida e água. Lavar e preparar também os vegetais. Enquanto a loiça seca (e os vegetais também) pego no aspirador, pá, mini pá, vassoura e saco do lixo. Com a mini pá tiro da gaiola os xixis e cocós que ele tenha (a cada 2/3 dias limpamos tudo). Coloco mais feno para se encher que nem um porquinho e trato de limpar o chão e tapetes. Depois volto a colocar os brinquedos espalhados pelo chão e preparo o meu pequeno-almoço. Quando volto para a sala dou-lhe a comida e água fresca e tomamos o pequeno-almoço juntos.

É raro precisar de limpar durante o dia. Por vezes é apanhar umas bolitas que ele larga pelo caminho pois ficam presas no pêlo dele... de resto até se porta bem.

A gaiola serve de casa de banho e vai sempre lá fazer as suas necessidades como um bom menino.

 

A palha que por norma temos em doses industriais pelo chão é de um brinquedo, por isso a culpa é nossa. Além do feno que ele tem sempre disponível em grandes quantidades, compramos rolinhos e túneis de palha para ele brincar e roer. Quando se entusiasma desfaz aquilo tudo mas depois também ajuda a limpar comendo os bocadinhos que ficam perdidos no chão.

Claro que podíamos não lhe dar esse tipo de brinquedos mas ele adora atirar aquilo de um lado para o outro e ajuda-o também a desgastar os dentes já que ele come o feno e a maior parte é estaladiço como ele gosta.

Imaginem estes brinquedos como o equivalente àqueles pianos irritantes para bebés, sendo a vantagem o facto de não fazer barulho irritante (e não precisar de roubar as pilhas para manter a sanidade mental). A desvantagem, obviamente, é a de ter a vassoura e o aspirador como melhores amigos...

 

Mas depois o lixo da sala não vai para o resto da casa?

Epá... já encontrei palha em sítios muito estranhos (gaveta das cuecas) e sim é frequente ver um rasto de palhinhas pela casa, principalmente quando o Usagi vai ter comigo ao atelier ou ao quarto, mas não é diferente de apanhar lixo ou cabelos perdidos pela casa... ter um coelho é como ter uma criança que nunca deixa de ser criança. Além disso uma vez que ele está sempre solto e nós passamos bastante tempo na sala ele raramente vai para as outras divisões da casa. É aqui que ele se sente confortável nos seus tapetes e com os seus brinquedos (e claro, é onde está a comida).