Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qua | 29.04.20

Estamos em casa... | Como organizo o dia

50º dia em casa... até que passou depressa e não matei ninguém nem atirei o computador pela janela. 

Depois de uns quantos anos a trabalhar em casa é fácil de nos voltarmos a adaptar pois já sabemos as regras de sobrevivência e como podemos manter a sanidade mental.

jess-bailey-5xjw079i6Q4-unsplash.jpg

1- Estabelecer horários

Manter as rotinas é importante. Principalmente se temos trabalho a fazer. Eu mantenho o horário do escritório. Às 9h estou em frente ao pc e às 18h a desligá-lo. A não ser que aconteça algo de urgente tento manter os horários pois é fácil perder-me no meio de e-mails e mensagens, páginas e likes... depois de queimar os neurónios aprendi que é importante traçar limites.

 

2- Manter as horas de sono

Como acordo para trabalhar sempre à mesma hora é fácil de noite ter também a hora de me deitar mais ou menos estabelecida.

Apesar de agora me estar a deitar mais tarde porque obviamente não me levanto às 6h30m edito estar acordada depois da meia-noite ou uma da manhã. 

 

3- Fazer exercício

Seja jogar algo que nos faça mexer, seguir aulas no youtube ou fazer uma pequena caminhada. É importante não passar o dia de traseiro no sofá ou em frente ao computador.

 

4- Ter um hobby

Montar legos, fazer bolos, criar uma horta na varanda, o quer que seja. É preciso ter algo mais que ajude a passar o tempo caso contrário vamos começar a viver entre o trabalho e a Netflix. 

Não digo que ver séries de enfiada ou fazer maratonas de filmes não seja agradável mas ter algo mais para fazer é bom (até porque há limites para a quantidade de vezes que se limpa a casa numa semana).

Pessoalmente dediquei-me a experimentar novas coisas relacionadas com cosplay e atirei-me a organizar os meus projectos pessoais. Reactivei o meu canal de youtube e estou a preparar mais umas quantas coisinhas.

Acabei um curso que até me dá jeito no trabalho, etc etc etc.

Cada um tem a sua cena, encontrem a vossa.

 

5 - Falar com alguém

É fácil habituarmos-nos a ficar em casa no nosso cantinho. É importante falar com alguém. Amigos, namorados, um psicólogo, o que seja.

Esta situação não é fácil para quem já tem problemas de saúde mental, ansiedade, etc e por isso é ainda mais fácil cair num pequeno buraco... por isso falem com alguém. Não se deixem isolar pois hoje em dia com as novas tecnologias é fácil fazer uma vídeo chamada e matar um pouco das saudades.

 

 

Estas minhas dicas valem o que valem mas é o que resulta comigo, pode ser que resulte com vocês também. Sou apologista de que é a partilhar experiências que encontramos algo que nos pode ajudar. Por muitos conselhos que se vejam na net, tv ou jornais nada melhor que cada um falar de como sobrevive aos dias em isolamento.

O Estado de Emergência parece estar prestes a terminar mas os cuidados devem continuar pois o covid não se foi embora e por isso se puderem continuar em isolamento devem fazê-lo...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Pantapuff 30.04.2020

    Obrigada :)
    Bom final de semana para ti também
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.