Eleanor & Park
Lembram-se da saga deste ano na Feira do Livro de Lisboa?
Pois ora bem... comecei a ler uma das compras!
Depois de perguntar no twitter por onde raio deveria começar a ler os livros da Rainbow Rowell uma pessoa fofinha lá me disse para deitar as mãos ao "Eleanor & Park" e assim foi.
A autora conseguiu cativar a minha atenção logo desde o início. A escrita é simples ao ponto de parecer que estou a ouvir alguém a contar-me a história em lugar de a ler. As personagens são simples e reais. Não há drama exagerado e desnecessário só para tentar cativar a leitura. Facilmente navegamos entre as entradas de ambas as personagens como se estivéssemos a ver um filme em que cada um conta a sua versão da história.
Rowell consegue levar o leitor a viajar até ao seu primeiro amor, aqueles sentimentos novos que dão "borboletas na barriga" pela primeira vez de um jovem. O leitor sente novamente aquele nervosinho de ser adolescente no liceu e viver as primeiras trocas de olhares...
Claro que temos as típicas cenas de adolescentes e a abordagem ao bullying, questões de famílias disfuncionais, ... Apesar da sua simplicidade toca em temas importantes o que faz deste um bom livro para jovens e também para pais. A autora conseguiu cativar de forma certeira os turbilhão de sentimentos vividos nesta fase da vida.
Eleanor e Park são personagens banais e únicas ao mesmo tempo e que vão ficar na memória de quem ler este livro.
É uma história bonita. Não há melhor forma de descrever as páginas que voaram em poucos dias nas curtas viagens de comboio. É bonita e fofinha e imagino-me a voltar a ler este livro no futuro e quem sabe a comprar uma cópia e oferecê-lo às duas pré-adolescentes que tenho na família (ora aqui está uma boa ideia para uma prenda de Natal).
Claro que depois de ler estas páginas fiquei curiosa para ler mais desta autora e ainda bem que comprei mais uns livros.. próximo: Fangirl.
Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Chá das Cinco | Saída de Emergência
Sinopse:
Dois inadaptados. Um amor extraordinário.
Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.