Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sex | 25.04.14

Coolbooks - uma breve análise

Não conhecia, fui investigar... Pertence à Porto Editora. Thumbs up, felicidade, novidade editorial, coisas boas! Whoohoo! Comecei a ver bem e aiii senhores e senhoras, meninos e meninas, por onde começar?

Ora simples.. vamos começar pelo site!

Apresentam um design simples, clean e que liga de alguma forma às cores da Porto Editora. Hora de explorar o menu superior. Ao clicar em Literatura aparecem vários géneros: Ficção, Romance, Erótica, Policial, Contos e Juvenil. Um pouco de tudo, isso é positivo pois vai agradar a vários tipos de público. Vamos então ver o que há disponível em cada um dos géneros.
Aqui está uma página. Temos uma forma interessante de apresentar o livro com a sua sinopse, preço e ligação à wook. 
A secção O que há de novo mostra as novidades desta chancela e de momento apresenta pequenos textos sobre os seis autores que tem já publicados. Por aqui podemos ver que a Coolbooks só nasceu em Abril.
Por fim no separador Quer editar na coolbooks? podem ver como podem submeter os vossos trabalhos para apreciação.
Agora vamos voltar atrás um pouquinho e vamos ali clicar no botão da wook. Vamos imediatamente para a página de venda do livro onde temos todas as informações como é normal nesta plataforma, para qualquer livro. É neste momento que vemos:
Wait what? no Wook Reader? Vamos lá saber mais detalhes e clicar ali no ?
Wait what? Então só posso ler em browser? Comprei um livro e não o posso ter? Não é meu? "Claro que é teu!" Respondem as vozinhas da Wook. "E podes ler em modo offline" continuam elas. Mas e se eu não gostar de ler no pc? "Lês no tablet." Ok bora abrir o iPad!
Tcharaaam é só clicar ali no botãozinho que o problema tá resolvido. Vamos então ler um livro que por ali tenho e nunca tinha lido porque na altura não tinha tablet. Ora isto é no Safari que tenho no iPad e que raramente uso porque prefiro o Chrome. Ora bem... Eu cliquei no icon, guardei o livro, desliguei a wifi e deu isto:
Pronto... li buéeeeeee. Online dá para ler e até há a opção de pôr o fundo a preto e as letras brancas o que é porreiro. Mas e se quero ler numa viagem e não tenho net?
Ahh Já sei! Ligo o telemóvel, partilho a rede e leio! Ou então talvez não...
Boas ideias morrem na praia por causa de detalhes como estes. Com tanto formato que existe optam por isto.
Quando confrontados com situações de pessoas que não conseguem ler (livros) em computadores ou dispositivos semelhantes por o ecrã ter muita iluminação e causar dores de cabeça a resposta é «os nossos livros também podem ser lidos em inúmeros dispositivos móveis, sejam tablets ou smartphones. Só precisam de ter acesso à Internet e um browser.» Ahhh gente esperta! Não podes ler num pc? Não faz mal, lê no tablet! 
Eu tenho tablet, kindle, smarphone e portátil. No iPad só leio comics e coisas para a faculdade pois é fácil de fazer sublinhados e escrever pontamentos. Tudo o resto leio no kindle pois os ecrãs iluminados cansam demasiado a vista.
Infelizmente os livros dos autores que publicarem pela coolbooks não vão ser lidos por mim já que a chancela se recusa a ir ao encontro das necessidades dos leitores. Ladrão por ladrão prefiro o que não me força a ler da forma que exigem.

3 comentários

Comentar post