Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Dom | 28.03.21

Como fazer uma sessão fotográfica sem fotógrafo e sem sair de casa

São muitas as pessoas que se queixam de não conseguir produzir conteúdo porque não se pode andar a boiar de um lado para o outro, eu nunca fui tão produtiva como agora. Diferença? Deixei de ver o confinamento como um entrave e comecei a sair da minha caixinha.

Os eventos eram os momentos em que tirava mais fotos para alimentar as minhas contas por isso o que fazer?

IMG_20210327_113804.jpg

Para quem não sabe sou uma moça extremamente organizada que adora escrever notinhas em papel para não se esquecer de nada. Apesar de organizada sou muito despistada mas ninguém nota isso porque aparentemente nunca me esqueço de nada, e é verdade, tenho boa memória mas olha ali uma borboleta bonita... uhhhh

A pandemia que a início me lixou os planos de finalmente fotografar todos os meus fatos acabou por me dar a oportunidade de fazer mais conteúdo e isso inclui precisamente fotografar mais coisas. Isso não significa que não vá um dia fazer sessões ao ar livre mas para já esta é uma boa forma de ter coisas giras para as redes sociais e promover um pouco do que sei fazer.

 

Vou hoje então falar-vos de como organizo as coisas para criar conteúdo em segurança, sem sair de casa ou trazer outras pessoas e ainda dou algumas dicas low cost para quem está a começar nestas aventuras de fazer coisas giras para a net.

 

1. Reservar um dia

Olho para a agenda e escolho um dia inteiro para a produção de conteúdos. Assim é possível organizar os prazos de entregas de trabalhos e a organização dos posts. 

Os conteúdos preparados neste dia devem ser suficientes para alimentar as várias plataformas pelo menos uma semana. Se forem como eu conseguem material base para duas a quatro semanas.

Não se esqueçam que pelo meio surgem sempre outros posts mas é bom ter uma boa base de conteúdos para aqueles dias em que nada de novo acontece e uma vez que coloco entre 1 a 3 posts diários, preciso sempre de bastante material.

 

2. Escolher as roupas

Seja um conjunto que queiram fotografar ou cosplays, tudo deve ser seleccionado antecipadamente para depois passar à fase seguinte.

 

3. Decidir os temas / áudios

Se fizerem tik toks também convém ver os áudios que querem usar para poder rapidamente seleccionar os que querem usar com cada cosplay / roupa.

 

IMG_20210327_161108.jpg

4. Preparar o espaço

Gosto de preparar o espaço onde vou fotografar / filmar na véspera mas caso isso não seja possível começo logo cedinho.

Se não tiverem iluminação artificial boa podem aproveitar sempre a luz natural e para isso convém que preparem o espaço de véspera para poder optimizar melhor o vosso tempo e permitir algumas pausas no trabalho para descansar.

Se tiverem um pequeno estúdio, como é o meu caso, podem montar logo tudo na noite anterior. Colocar os fatos, perucas, adereços e planear a maquilhagem. Assim, no dia seguinte, logo de manhã é deitar mãos à obra.

 

5. Planear a maquilhagem

Se forem fazer mais que uma personagem / fato escolham uma base que dê para facilmente adaptar para todas. Por exemplo: da última vez escolhi três personagens que eram todas elas muito novas. Comecei pela que tinha a maquilhagem mais natural, a seguinte já precisava de algum contorno no rosto, a terceira precisava de colocar eyeliner. 

Ao pensar desta forma nas especificidades de cada uma pude criar uma base comum a todas elas e fazer apenas pequenas alterações nas sombras e sobrancelhas à medida que avançava.

 

IMG_20210327_095045.jpg

6. O que fazer primeiro? Fotos ou vídeo?

Como programo tudo com antecedência começo pelo que não envolve maquilhagem. Há Tik toks que precisam de transições e por isso começo por essa parte, gravo todos os áudios que preciso em modo batata, depois trato de tirar fotos para teasers, stories, posts, ... Estando esta parte finalizada passo então para a primeira personagem e gravo tudo de seguida. Depois passo para as fotos e vejo se está tudo feito antes de fazer uma pequena pausa e assim sucessivamente.

 

7. Material para fotografar e filmar

Falei um pouco sobre isto num outro post que podem ler aqui mas vamos lá com mais detalhe.

Fundo para fotos: hoje em dia existem opções baratas de tripés para fundos e muitos incluem já alguns backgrounds ( o meu trazia já os três básicos) mas se não tiverem possibilidade, uma parede lisa faz maravilhas. Podem também pendurar um lençol ou um tecido com um padrão.

O nosso plano inicial era de comprar um suporte que se coloca na parte de cima das portas (como aqueles das toalhas de casa de banho) e um tubo extensível. Depois com molas ou alfinetes é só prender um tecido e tcharaaaam. Se for para selfies podem também comprar um roupeiro portátil (charriot). Quase todos os cosplayers têm um por serem fáceis de montar e desmontar para usar como biombo em palco para permitir esconder uma pessoa ou fazer trocas de roupa.

 

Luzes: Na fotografia é essencial uma boa luz mas isso não quer dizer que tenham de ter três holofotes apontados à vossa cara. Hoje em dia é fácil encontrar um ring light a preços acessíveis e a luz natural ainda é de borla. 

Quando vivia com os meus pais tinha de escolher bem as horas do dia para filmar e fotografar uma vez que a casa era numa cave e no Inverno era raro ter boa luz. Num andar mais alto é fácil ter boa iluminação, principalmente se a casa ficar virada para o sol o dia todo. Seja verão ou Inverno é possível ter boa iluminação mesmo que tenham de andar ali às voltas com o candeeiro da secretária.

Se acharem necessário podem também comprar já, a preços simpáticos, conjuntos de tripés com sofboxes que fazem maravilhas e facilitam imenso na hora de editar.

 

Máquinas fotográficas: Já perdi a conta ao número de pessoas que diz que não pode fazer uma fotografia ou um vídeo porque não tem material específico para isso.

Sei que os fotógrafos me vão matar mas... um bom telemóvel safa isso tudo e um par de botas. Usar a câmara traseira em lugar da frontal vai dar-vos melhores resultados mas envolve um pouco mais de paciência. 

É óbvio que uma máquina fotográfica vos vai dar uma qualidade superior mas para desenrascar um telemóvel dá. Nem toda a gente tem capacidade de comprar tudo de uma vez e é preciso paciência. O importante é começar.

 

Não tenho fotógrafo: Eu também não, estamos em confinamento logo tiro as fotos sozinha. O moço cá de casa tem uma máquina fotográfica que foi raptada por mim. Encontrámos forma de transformar o telemóvel num controlo remoto que me permite ver o que está a ser apanhado pela lente e tcharaaaaaaam problema resolvido.

 

Programas de edição: Nem todos sabem mexer no Photoshop (além de ser caro) mas é por isso que os telemóveis nos vieram salvar a vida... São muitas as aplicações gratuitas de edição de imagem que nos permitem fazer umas coisinhas giras. Se quiserem mesmo editar no computador podem ver o Gimp. 

 

8. Revisão

Antes de arrumar tudo é melhor rever se ficou tudo feito. Se faltar alguma coisa ainda vamos a tempo de gravar ou fotografar.

 

IMG_20210327_164702.jpg

9. Arrumar

É chato, estamos acordados desde as 7h da manhã e já são 17h. Tudo o que apetece é ir tomar um banho e morrer no sofá mas arrumo tudo no próprio dia. Assim no dia seguinte posso estar sossegadinha a editar os conteúdos ou então a descansar.

Depois sim tomo um mega banho e morro no sofá feliz e contente a ver todo o material e a seleccionar o que vai ser publicado primeiro...

Pronto maltinha, acho que não me esqueci de nada mas caso tenham dúvidas é só perguntar. :)

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.