Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qui | 16.08.12

Children of Dune

Título: Children of Dune
Autor: Frank Herbert

Goodreads

Children of Dune é o terceiro volume das Dune Chronicles de Frank Herbert. Depois da aparente morte de Paul Muad'bid é a sua irmã Alia que fica como regente do império enquanto os gémeos não atingem a idade para subir ao trono.
À semelhança do que acontece nos volumes anteriores, temos um livro repleto de intrigas palacianas com o objectivo de destruir a família Atreides.
Pegando novamente numa ideia ecologista, Herbert apresenta-nos neste livro o problema da mudança. Um dos objectivos para Arrakis era o de criar vegetação, mas aqui percebemos que essa mudança pode criar problemas a longo prazo. Os desertos começaram a ser abandonados e os seus habitantes esquecem-se aos poucos dos seus antigos habitos ouvindo quase cegamente Alia e seguindo a religião de Muad'dib.
Além dos filhos de Paul que são duas personagens "novas" temos o Preacher, a pedra no sapato de Alia e dos seus representantes religiosos. Este homem acompanhado sempre de uma criança que era o seu guia, vinha à cidade pregar aos peregrinos (e a quem quisesse ouvir) as alterações que haviam sido feitas às ideologias do messias que adoravam. Desta forma podemos ver um problema existente em toda e qualquer religião: as "evoluções" dos ensinamentos e as alterações feitas pelos representantes.
Reviravoltas impressionantes marcam assim este livro que é sem sombra de dúvida uma leitura obrigatória.
Por cá a Saída de Emergência só traduziu os dois primeiros: Dune e Dune Messiah e este não deverá ficar de fora.

Sinopse: The desert planet of Arrakis has begun to grow green and lush. The life-giving spice is abundant. The nine-year-old royal twins, possesing their father's supernatural powers, are being groomed as Messiahs.
But there are those who think the Imperium does not need messiahs...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.