Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sex | 07.02.20

Carnaval e Cosplay - São a mesma coisa?

video thumbnails.png

Quem me conhece e segue este espaço sabe que sou de Loures, terra saloia e com uma ligação muito grande ao Carnaval. Se sabem isso sabem também que tenho por hábito mascarar-me e recentemente voltei a fazer parte do desfile fazendo parte do grupo dos Saloios, o grupo que deu origem ao Carnaval de Loures e em lugar de máscaras enverga os trajes da região.

10155334_10203302644234090_1343468129061294843_n.j

Desde pequenina que me mascaro e uma das minhas melhores amigas partilha deste amor a uma celebração que é quase uma religião. Durante quatro dias dividimos-nos entre bailes e desfiles sendo que ao quinto dia enterramos o nosso rei (sim a terra que teve a república a 4 de Outubro é uma monarquia) Rei Momo Ocarário. O Carnaval são três dias mas em Loures são quatro e depois do enterro do Entrudo já se começam os planos para o ano seguinte.

Confetis, música e muita alegria. Tudo pára para dar lugar à folia deixando de lado os problemas do dia-a-dia e o exagero antes da Quaresma é que manda...

54132961_10217169594179172_4348152464436887552_o.j

72485292_1664599327008928_4170050770651054080_o.jp

Quem me conhece sabe também que sou cosplayer, podem encontrar neste blog vários posts sobre esta arte (ou aglomerado de artes) e faço parte da Associação de Cosplay, onde recentemente assumi o cargo de Vice-Presidente e tenho estado ainda mais empenhada em ajudar este projecto crescer. Vi nascer a ideia e arregacei as mangas para ajudar em tudo o que podia e assim continua, cada vez mais focada em ajudar a Associação a crescer e a trazer melhores condições para os cosplayers de Portugal. Muitos nem sabem quem sou mas já conheci muita gente, fiz muitos amigos e todos os dias conheço pessoas novas com quem gosto de manter o contacto.

Em 2018 escrevi para o SAPO um artigo sobre o que é o Cosplay que podem ler aqui e assim poupamos aqui umas quantas linhas que isto já vai longo.

 

Afinal qual é a diferença entre o Carnaval e o Cosplay? Não andamos todos marcarados?

Sim, andamos... mas o Carnaval tem uma data marcada no calendário tal como o Halloween e o cosplay é uma arte que tem lugar / é praticada quando quisermos. "Ah mas podemos fazer festas de máscaras quando quisermos". Pois mas isso não é uma festa de Carnaval pois não? Essas ocorrem na semana de Carnaval e não fora dela...

Andamos mascarados mas há uma diferença e essa pode resumir-se a uma palavra: detalhe.

São os detalhes que distinguem um cosplayer de um mascarado. É a diferença entre ter uma princesa Aurora com cabelo loiro ou uma morena porque a peruca da loja de máscaras faz comichão.

"Mas os cosplayers também compram os fatos!" Claro que sim! E qual é o problema disso? Só que enquanto no carnaval compramos um fato e a coisa está despachada, no cosplay existe a preocupação de ter a peruca certa, a maquilhagem, os sapatos, os acessórios.... Porque fazer cosplay é mais que brincar aos mascarados e atirar balões de água e serpentinas. Fazer cosplay é honrar uma personagem de que gostamos e tentamos ao máximo trazê-la para o mundo real. 

Mais imparcial que eu no que diz respeito a estes dois temas é quase impossível pois tenho um pé em cada lado. A minha rotina até costuma ser sair do Cosplay Photoshoot para um baile de carnaval e não, nunca vou de cosplay. Por norma vai ou um fato ranhoso ao qual tenho pouco amor e o investimento não ultrapassa os 10 euros e já vão com sorte se não for de pijama com uns tótós no cabelo.

 

O Carnaval dá muito trabalho, bem sei que tenho um grupo de whatsapp constantemente a saltar com mensagens do pessoal nos preparativos dos fatos, lenços, sapatos, etc etc mas são duas coisas diferentes e é importante, na minha opinião, saber diferenciar os dois. 

Os próprios cosplayers podem ter um papel importante da divulgação do que fazem. Mesmo que seja apenas um hobby merecem ser respeitados tal como respeitamos um cantor de um bar qualquer ou restaurante, um actor de teatro amador, ou um fotógrafo de tempos livres...

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.