Calouste: uma vida, não uma exposição
Depois de ler um pouco sobre a vida daquele que foi um dos homens mais ricos do mundo decidi ir visitar a exposição que está na Fundação Calouste Gulbenkian.
Até dia 31 de Dezembro podem visitar aquela que não é uma exposição mas sim uma vida.
Com várias peças dispostas por um percurso com apenas uma porta, os visitantes são desafiados a percorrer os momentos da vida deste homem.
Apesar de interessante esperava mais do que as poucas peças expostas. A forma como o espaço está montado facilmente confunde o visitante que não conhece a vida e obra. É tudo branco e simples, contrastando muito com a vida que Calouste tinha tanto na sua infância como na idade adulta.
A disposição do texto obriga também os visitantes a olhar em todas as direcções o que por vezes pode dificultar quem não tem boa mobilidade e visão. Compreendo a ideia de quem planeou, mas por outro lado este espaço não foi pensado tendo em conta todos os tipos de visitantes que poderia receber
Se ficaram curiosos podem ver um pouquinho neste pequeno vídeo que fiz, mas o ideal será mesmo visitarem e conhecer pessoalmente o espaço. Não se preocupem com o preço… a entrada é gratuita. 😊