Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qua | 19.08.20

As chaves para o Reino dos céus - Jesus a Cabala

Juro que tentei e tentei e tentei mas a partir do momento em que o conflito entre Judeus e os primeiros Cristãos é resumido em 10 páginas de forma leve e sem referências fiquei de pé atrás... e isto foi logo no início do livro.

Emprestaram-me este livro sabendo que sou uma curiosa sobre religiões e que talvez me interessasse sobre a Cabala mas o que resta em mim de historiadora rebolou de horror ao ver que as justificações da autora são todas com base na Bíblia. Isto é tudo muito giro mas não nos podemos esquecer que a Bíblia é uma compilação de documentos que foi muito escolhida e provavelmente meio aldrabada ao longo dos séculos. 

Este tema tem muito para explorar mas a autora aborda tudo de forma tão leve que é difícil de levar a sério. Ao longo do texto não inclui referências úteis e raramente cita outros investigadores.

Quase parece a coca cola do deserto da antropologia.

Não sei se o objectivo será de facto abordar o assunto de forma leve, se o é conseguiu mas peca então pela falta de informação dada aos leitores que de facto querem aprender.

Apesar de no final incluir uma bibliografia o leitor comum deste tipo de publicações não tem as ferramentas necessárias para cruzar a informação...

Recomendaria este livrvo a alguém? Não, nem mesmo que a pessoa esteja a estudar o tema. Existem bastantes historiadores e teólogos com melhores trabalhos que esta poderá continuar a passar ao lado.

Capturar.PNG

Título: As chaves para o Reino dos Céus - Jesus a Cabala

Título original: Keys to the Kingdom: Jesus & the Mystic Kabbalah

Autoria: Migene González-Wippler

Publicações Europa-América

Goodreads

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.