Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Sab | 04.06.16

Ainda há jornalismo a sério em Portugal?

fb´_b.PNG

 

Tenho uma dúvida... ainda se faz jornalismo em Portugal?

Ainda alguém se dá ao trabalho de escrever notícias? Vasculhar arquivos, investigar histórias? Sim vemos aquelas grandes reportagens no final do telejornal. São chocantes, interessantes e deixam-nos a pensar. Mas é apenas isso que resta do jornalismo? Uma grande reportagem uma vez por semana?

Ligar a televisão e ver que o que abre o noticiário é um print screen de uma página de facebook, o que faz capa de jornal é uma citação de um blog pessoal,... Mas os jornalistas já não falam com as pessoas? Esperam que elas escrevam nas suas redes sociais ou ponham uma foto para ter algo com que trabalhar?

Passaram os nossos telejornais a ser uma extensão do facebook e do instagram? Acho que ainda não descobriram o snapchat caso contrário seria uma alegria... 

Chegam sempre atrasados... De que me serve uma grande citação às 13h de algo que um famoso escreveu na noite anterior às 23h?

Questiono-me sobre o que é ser jornalista. É investigar ou ficar a olhar para um feed à espera de algo. Era eu que tinha uma visão romântica do mundo da comunicação e dos media tradicionais ou isto mudou radicalmente? Acabou-se a capacidade de escrita? A imaginação? Questiono-me por vezes até se são os próprios jornalistas (sabem aqueles que dão a cara ou o nome) a investigar, estudar e escrever ou se não temos também ghost writers como vemos nos livros dos famosos...

Como diria a Magda Não estou entendendo...

3 comentários

Comentar post