Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qui | 19.07.12

A Bondade dos Estranhos

E aqui está a razão pela qual não se aceitam doces de estranhos.

Título: A Bondade dos Estranhos
Autor: João Barreiros

Edição: Chimpanzé Intelectual

Goodreads, Wook, Fnac

Para quem acha que tomar conta de cinco putos é difícil imaginem tentar sobreviver a 500 crias alienígenas que pensam que a nova babysitter é a refeição do dia.
Neste pequeno livro de FC, o autor leva-nos para um futuro não muito distante (segunda metade do século XXI), em que o nosso planeta foi ocupado por três outras raças que impuseram aos humanos outra forma de viver.
Sem se lembrar do que aconteceu no estranho dia em que teve a "sorte" de ganhar, num sorteio, um comprimido negro, Joana assina um contracto que lhe daria um bom dinheiro para pagar a sua dívida ao Estado e só teria de trabalhar durante 24 horas em casa de uma embaixadora dos Cabeça de Abóbora.
Desculpa Adosinda, mas tens aqui uma forte concorrente a personagem favorita. A Joana é uma jovem muito desenrascada, desconfiada de tudo e de todos e que quer apenas saber o que se passou no dia em que foi obrigada a tomar o comprimido.
Achei interessante a forma como os abóborinhas recolhiam informação e cresciam. Normalmente temos apenas conhecimento de uma espécie já desenvolvida, aqui pudemos ver como crescem (e que fofinhos que eles são)

É uma história que não creio que vá agradar a qualquer leitor até porque, na minha opinião, é um pouco pesada. Eu acabei por lê-la devagar e aos pouquinhos para não perder nada. Quem é fã de FC vai gostar e ainda por cima é uma personagem portuguesa, o que é bom para variar.

Sinopse: A segunda metade do séc. XXI não é um lugar ideal para se viver. Especialmente quando o nosso planeta foi gentilmente "ocupado" por duas espécies alienígenas que decidiram impor-nos Utopias essencialmente antagónicas. E por uma terceira, que se propõe eliminar as restantes com o máximo de prejuízo. Mas a verdade é que não existem almoços gratuitos e tudo tem um preço. Que fazer quando nos oferecem de mão beijada o contacto directo com Deus, ou a felicidade absoluta da perda do "eu" pela integração num Bem Maior? Que fazer quando três novas ecologias devoram o já fragilizado ecossistema terrestre? Como proceder quando os humanos rejeitam visceralmente a irrecusável presença do outro? Como manter o contacto? Como comunicar com monstros? Nada mais simples que o comprimido negro. A droga da Empatia. O amor sintético por tudo quanto é estranho em forma de pílula.
Joana Mendes, a jovem vítima do Projecto Candy-Man, vai ter de provar, num longo e inesquecível dia de babysitting (isto caso consiga sobreviver!) a eficácia deste tipo de droga. Tomar conta de 500 crias alienígenas não parece tarefa fácil. Principalmente, quando o "parque infantil" é uma floresta carnívora. E as "crianças", essas, são tudo menos isso.
Traída por todos aqueles em quem deveria confiar, Joana vai apenas depender d'A Bondade dos Estranhos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.