A Donzela de Diana Tavares
Diana Tavares é uma jovem de 18 anos e autora de Donzela Sagrada - O Segredo de Thunderland. Já vai algum tempo que acompanho esta "colega" de tempos livres que tem uma paixão semelhante à de muitos outros, a escrita.
Tenho lido as suas entrevistas online que me deixam espantada pois esperava um pouco mais de maturidade em alguns assuntos e abordagens ao seu próprio trabalho. A entrevista prestada à Morrighan está bem conseguida ao contrário do que aconteceu com a que foi feita para o blog Que a Estante nos Caia em Cima.
Na primeira o erro, que creio que a Diana cometeu, foi o ter dito: «os leitores que são meus conhecidos estão a adorar». Há que procurar outras opções, enviar excertos a outras pessoas para receber críticas que sejam imparciais.
Finalmente e depois de muito resmungar com ela, a Diana criou o seu blog pessoal para começar a publicitar o seu livro algo que já deveria ter feito à meses em vez de se limitar à sua conta pessoal do facebook. O blog é o Os Mundos de Diana e conta já com dois posts sendo o primeiro todo escrito a CapsLock. Pelo memos chama a atenção... algo que me foi apontado por uma pessoa com quem debato estes assuntos foi a frase da Diana «Neste blog, poderão encontrar todas as novidades da minha carreira como escritora». Não será ainda prematuro falar em carreira?
Isto fez com que eu andasse um pouco por todo o lado a perguntar:
Quando ouvem falar de Diana Tavares ou de "Donzela Sagrada - o segredo de Thunderland" o que é que vos vem à cabeça? conhecem? já viram o livro? se o viram tiveram curiosidade/ vontade de ler?
As respostas foram um pouco semelhantes, sendo que a maioria das pessoas nunca tinha ouvido falar desta jovem e quando confrontados com a sinopse e capa do livro disseram que não se sentiam com vontade de ler. No entanto um dos que respondeu disse que a sinopse estava bem construída.
SINOPSE:
Chegou a hora…
Hana Warren, uma rapariga do nosso mundo, festeja o seu 14º aniversário com a sua família. Depois do aparecimento da Aurora Boreal no céu, Hana é transportada para outro mundo, um mundo onde a mitologia é a realidade.
Neste mundo, Hana descobre que é a Horae Justiceira, uma guerreira dos deuses, destinada a combater as criaturas das trevas e a proteger ambos os mundos.
Juntamente com Prue Geller, a Horae Discípula, Hana inicia uma viagem pelo misterioso reino de Thunderland, procurando uma forma de cumprir o seu destino e voltar para o seu mundo.
Mas Thunderland tem um segredo sombrio que pode destruir todos os mundos…e que mudará a vida de Hana para sempre.
A única coisa que tenho a apontar a esta sinopse é o facto de o nome da personagem principal ser repetido quatro vezes, o que tendo em conta o tamanho do texto, é um pouco demasiado.
Em relação à capa várias pessoas apontaram o mesmo que eu, o fundo está bonito e relaciona-se com o que lemos na sinopse, mas as letras amarelas não ficam bem com as cores base apresentadas.
Agora deixo aqui os conselhos que já dei à Diana quando nos encontrámos e que dou a todos os que, como eu, optaram pela publicação de autor. É essencial fazer publicidade e dar a conhecer o nosso trabalho pela publicação de excertos. É também importante nunca desistir e ir sempre tentando melhorar a nossa aproximação tanto às editoras como ao público.
Ainda assim, e apesar de algumas reticências minhas irei ler este livro assim que me chegar à caixa do correio de casa e adianto que o segundo volume está já a ser revisto uma primeira vez por uma pessoa que vocês conhecem aqui do blog... guess who?