Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Folha em Branco

Folha em Branco

Seg | 23.07.12

Antologia de Ficção Científica Fantasporto

Título: Antologia de Ficção Científica Fantasporto
Organização: Rogério Ribeiro

Goodreads, Wook, Bertrand, Fnac

Se este fosse o meu primeiro contacto com a FC acho que ficaria a detestar o género (ainda bem que não é assim).
O título tem lá escrito "Ficção Científica" mas o que eu encontrei na maioria dos contos foram autores a escrever dentro do género fantástico com uma alforreca de Natal ou um cyborg lá pelo meio para dizer que é FC (ou então nem isso).
Eu queria gostar deste livro, comprei-o na Feira do Livro feliz e contente (o Frazão é testemunha disso) e hoje digo apenas meia dúzia de palavras: quero o meu dinheiro de volta.
Os melhores foram o FOGO! de João Ventura e Acordar o Profeta de João Leal.
Entre os piores ficaram todos os outros? Não têm ponta por onde se lhes pegue e se estes são os melhores que conseguiram arranjar choro pela FC portuguesa.
Começando por uma espécie de Butterfly Effect e uma tentativa de A.I. passamos ainda por alforrecas que andam a cair em quintais e mudam de cor.
O conto da Madalena Santos é o que mais defeitos tem. Começando logo por uma forma fácil não ter de se lembrar de nomes para as colónias, que foi a de usar códigos com letras e números (ex. Colónia Z725). Depois usa cyborg em inglês (itálico para o plural e normal para o singular - why??) mas para robô já usa a tradução portuguesa.
Concluindo... e porque se vou a colocar aqui o que achei de cada conto o post torna-se muito repetitivo... usem os vossos 17€ (ou quase) em qualquer outro livro de FC que valha alguma coisa.
Moral da história... começar a dar atenção às inúmeras vozes que dizem que é mau e para não gastar o meu dinheiro (you can spank me now you soulless woman).