Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Folha em Branco

Folha em Branco

Qua | 09.06.10

Ora sou católica ora sou...?

Baptizada aos 6 meses na Paróquia de Santa Maria de Loures, cresci no seio de uma família católica que adora ir a Fátima, fui crismada aos 15 anos em 2005 na mesma paróquia e catequista entre 2005 e 2009 também na mesma zona. Viva Loures hein?

Ora bem, quem me conhece pessoalmente sabe bem que sou das pessoas que critica mais a Igreja Católica e então o Papa nem se fala... e realmente é melhor não. Considero-o demasiado rígido, antiquado e retrógado e que está a deixar por terra tudo o que o falecido e querido João Paulo II demorou anos a construir. E não sou uma daquelas pessoas que subitamente o começou a achar fofo e simpático só porque se lembrou de visitar os fundos da Europa.

Acredito que há qualquer coisa além da explicação lógica e científica, mas porque raio tem de ser como a parte da Bíblia que nós conhecemos apregoa? Até porque há muito que foi retirado e muito do que lá está pode ter outros significados e interpretações. E eu como boa pensadora que sou pergunto porquê e quando me respondem "porque sim" ou "porque foi assim que Deus quis" não pega. Para mim tem de haver uma resposta com princípio meio e fim, um "é assim devido a estas razões..." mas nem palha conseguem dar, só areia para os olhos e eu não sou fã disso.

Quando a Igreja decidir ser um bocadinho mais fiel ao que anda por aqui a apregoar eu volto a ser uma presença assídua nas missas, até lá para dormir tenho a minha cama, não preciso de um banco onde se sentam velhinhas que gostam de ir pôr a conversa em dia aos domingos de manhã. E para hipocrisias ligo a televisão e vejo os nossos telejornais.

Se me considero católica? Considero-me uma crente com dúvidas.

3 comentários

Comentar post